A inteligência artificial (IA) vem transformando rapidamente a forma como vivemos, trabalhamos e aprendemos. E conforme elucida Sergio Bento de Araujo, entre as ferramentas mais comentadas está o ChatGPT, capaz de gerar textos, responder perguntas e auxiliar em tarefas diversas.
Qual o impacto do ChatGPT no ensino vai além da inovação tecnológica: trata-se de uma mudança estrutural na sala de aula, que redefine o papel do professor e o processo de aprendizagem dos alunos?
Neste artigo traremos mais informações sobre as inteligências artificiais e quais são as possibilidades e desafios dentro de sala de aula.
O que é o ChatGPT e como ele funciona?
O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido para compreender e produzir textos de forma natural. Ele pode responder perguntas, elaborar resumos, propor ideias e até simular diálogos. Segundo Sergio Bento de Araujo, sua aplicação na educação permite apoiar tanto estudantes quanto professores, desde que seja utilizada de forma crítica e consciente.
Ao oferecer acesso rápido a informações e explicações, a ferramenta pode ser um recurso valioso para complementar os estudos, revisar conteúdos e estimular a curiosidade dos alunos, mas há ainda muito a ser trabalhado e estudado perante essas inteligências artificiais e como elas são utilizadas no dia a dia.
As possibilidades na sala de aula
O uso do ChatGPT na educação abre um leque de possibilidades práticas. Professores podem utilizá-lo para preparar materiais didáticos, criar exercícios personalizados ou obter insights sobre diferentes metodologias. Já os alunos podem explorar a ferramenta como apoio para pesquisas, elaboração de textos e resolução de dúvidas.
Como destaca Sergio Bento de Araujo, a grande vantagem está em tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo, incentivando a autonomia do estudante sem substituir a mediação essencial do professor, se aprofundando em temas que foram ou não trabalhados dentro de sala de aula e obtendo mais informações que podem ser levadas a sala de aula para serem trabalhadas com o professor e com a turma.
Desafios e cuidados necessários
Apesar dos benefícios, o uso do ChatGPT na sala de aula também apresenta desafios. É preciso estar atento à confiabilidade das informações geradas, já que a ferramenta não substitui fontes acadêmicas ou científicas. Além disso, há riscos de uso inadequado, como a dependência excessiva do aluno ou a cópia de respostas prontas sem o devido processo de reflexão e sem a formação do pensamento crítico sobre o assunto a ser tratado.

Como elucida Sergio Bento de Araujo, cabe ao professor orientar os estudantes sobre como utilizar o ChatGPT de maneira ética e responsável, reforçando o papel da criticidade no processo de aprendizagem.
O impacto na formação docente
Outro ponto relevante é a necessidade de capacitação dos professores para lidar com a inteligência artificial. Muitos educadores ainda não se sentem preparados para integrar essas ferramentas ao planejamento pedagógico. Como enfatiza Sergio Bento de Araujo, investir na formação continuada é essencial para que os docentes vejam a IA não como ameaça, mas como parceira no processo de ensino e como parte do futuro que está tão eminente.
Ao dominar as possibilidades do ChatGPT, os professores podem enriquecer suas práticas e oferecer aos alunos experiências de aprendizagem mais alinhadas ao mundo digital, demonstrando como é possível desenvolver conhecimento e pensamento crítico a partir do que as inteligências artificiais demonstram.
Caminhos para o futuro da educação com IA
O ChatGPT e outras ferramentas de IA têm potencial para transformar a educação, mas seu sucesso dependerá de como serão integradas ao ambiente escolar. Com equilíbrio, ética e mediação pedagógica, a tecnologia pode democratizar o acesso ao conhecimento, reduzir desigualdades e estimular novas formas de aprender.
Como considera e conclui Sergio Bento de Araujo, a inteligência artificial deve ser vista como um recurso que amplia as possibilidades do ensino, mas nunca como substituto do papel humano de educar. O futuro da sala de aula será híbrido, combinando inovação tecnológica e sensibilidade pedagógica.
Autor: Leonid Stepanov