Você provavelmente já ouviu falar sobre os direitos autorais, não é mesmo? Para o Dr. Bruno Burilli Santos, no mundo atual é impossível viver sem conhecer um pouco sobre essa lei, afinal, vivemos em uma época onde a produção de conteúdo é feita em massa e por todas as pessoas. Dessa maneira, foi preciso que a justiça estabelecesse os limites para a produção autoral. Afinal, é verdade que nada se cria e tudo se copia?
Para entender melhor sobre esses limites, é imprescindível conhecer a Lei de Direitos Autorais e quais são seus principais pontos e implicações judiciais. Dessa maneira, é possível desenvolver ideais cada vez mais originais e que sejam, verdadeiramente, de sua autoria. Se você deseja saber mais sobre esse tema e descobrir as nuances entre uma produção original ou não, continue lendo este artigo!
O que são os direitos autorais
Os direitos autorais nada mais são que um ramo do meio jurídico que tem por objetivo preservar a criação de obras e outras produções, especialmente, defendendo os direitos dos autores, artistas e produtores originais. Segundo o Dr. Bruno Burilli Santos, essa lei pode ser aplicada para os mais diversos ramos, mas especialmente para a arte, design, música, teatro e literatura.
Ainda para entender melhor sobre o que a Lei dos Direitos Autorais compreende, é importante saber que esse campo de atuação do Direito entende que os autores possuem exclusividade na utilização, reprodução e publicação de suas produções originais. Portanto, deve haver a concessão de benefícios morais e patrimoniais quando um terceiro se utilizar e explorar indevidamente uma obra original.
Importância dos direitos autorais
Para o Dr. Bruno Burilli Santos, essa lei é extremamente importante, especialmente no mundo globalizado da atualidade. Afinal, o compartilhamento de informações e os acessos estão se tornando cada vez mais fáceis, o que acaba facilitando a ocorrência de plágios, cópias e exploração de obras originais. A partir dessa lei é possível reparar os autores originais.
Principais pontos da Lei de Direitos Autorais
É muito importante saber que para uma obra ter autoria original reconhecida, é imprescindível a realização do registro de patente em cartório. Dessa maneira, os processos judiciais nesse meio se tornam muito mais simples. No entanto, o Dr. Bruno Burilli Santos ressalta que a proteção aos direitos autorais passa a valer a partir da criação da própria obra.
Atuação de um advogado
Por fim, para que você fique ainda mais seguro quando o assunto envolve direitos autorais, seja para entrar com uma ação judicial ou resolver questões de patente, o Dr. Bruno Burilli Santos acredita ser fundamental contar com a atuação de um advogado que seja especialista na área e possa auxiliar com questões burocráticas e legislativas dentro desse campo. Assim, você evita dores de cabeça e fica muito mais tranquilo!