Grafeno e terras raras: fundações tecnológicas do século XXI

Amanda Monte
Amanda Monte
Danilo Destro Furtado

Conforme elucida o CEO da Brazilian Graphene Danilo Destro Furtado, um dos principais motivos pelos quais é possível enxergar tantos avanços e novidades acessíveis no campo das tecnologias, é por conta de dois excelentes materiais: o grafeno e o grupo das terras raras. Esses materiais têm propriedades únicas e aplicações surpreendentes que estão transformando a maneira como vivemos e interagimos com o mundo.

Quer conhecer um pouco mais sobre a preciosidade da utilização destes minerais? Neste artigo, será abordado como as terras raras e o grafeno estão moldando cada vez mais o futuro da tecnologia.

Terras raras e suas contribuições

Ao contrário do que seu nome evidencia, este grupo constituído por 17 elementos químicos, como o Lantânio, Cério e o Neodímio, não são raros ou difíceis de se encontrar na natureza, mas sim são de difícil acesso por conta de sua dispersão na crosta terrestre. Além do mais, estes minerais são altamente utilizados para a produção de tecnologias de ponta, incluindo ímãs super fortes de Neodímio, catalisadores e componentes de baterias.

Conforme explica o empresário Danilo Destro Furtado, já quando o assunto é sobre inovação em tecnologias limpas que visam contribuir para um futuro sustentável, as terras raras são essenciais na composição e fabricação de estruturas que atuam nesses ramos. Turbinas eólicas, motores e baterias para carros elétricos, e muitos outros componentes, são compostos a partir destes minerais que garantem eficiência e propriedades altamente resistentes. 

Grafeno

O grafeno é, juntamente com as terras raras, outro material dos sonhos para a indústria tecnológica. Composto por uma camada única de átomos de carbono dispostos em uma estrutura hexagonal bidimensional, este mineral é reconhecido mundialmente como o mais forte já descoberto, além de garantir uma condutividade muito maior que a de outros materiais já utilizados. Por conta destas propriedades extraordinárias, a indústria tecnológica tem se desenvolvido ainda mais, revolucionando com novas criações nos mais diferentes setores.

Materiais leves, porém fortes

Por conta destas propriedades extraordinárias, o grafeno tem sido utilizado para fabricar materiais mais leves e mais fortes, oferecendo fatores essenciais para a tecnologia e suas indústrias. Por conta disso, tem sido possível estudar e desenvolver aeronaves mais eficientes em termos de combustível, equipamentos de proteção mais avançados, entre outros equipamentos e produtos.

Além disso, de acordo com o CEO Danilo Destro Furtado, esse minério também tem sido alvo de estudos que envolvem tratamentos de água inovadores, equipamentos médicos mais eficientes, e muitas outras áreas que adquirem maior eficiência a partir deste material.

Como é possível observar, o futuro da tecnologia e, em consequência, da sociedade no geral, está sendo impulsionado cada vez mais à medida que materiais como o grafeno e as terras raras são utilizados e estudados para comporem avanços nos setores voltados para a energia limpa, eletrônica, produção de materiais e muito mais.

Por fim, como ressalta o empreendedor Danilo Destro Furtado, à medida que se continua a explorar esses materiais e aplicá-los em novas áreas, é certo que será possível observar uma grande onda de inovação que moldará o futuro de maneiras emocionantes, ecologicamente sustentáveis e com melhor qualidade.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *